quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Papo cabeça

Um fio dura cerca de seis anos e pode atingir 1 metro de comprimento


De ponta a ponta
Mesmo que você não corte o cabelo durante toda a vida, ele dificilmente chegará até seus pés. Por causa do ciclo de vida útil, o maior comprimento que um fio costuma atingir é 1 metro. É claro que existem exceções, como as pessoas recordistas em cabelos gigantes, que possuem fios com um tempo de sobrevivência anormal.
Vida agitada
Cada fio vive cerca de seis anos. São até cinco anos na fase de nascimento, algumas semanas na de crescimento/repouso e mais alguns meses se preparando para a queda. O crescimento de cerca de 1 cm por mês ocorre da raiz (que fica no folículo piloso) para a ponta. Por ser sensível à luz, o cabelo cresce mais rápido de dia e no verão e continua se desenvolvendo até 24 horas após a morte da pessoa.
Por um fio
A calvície é hereditária e determinada geneticamente. Mas nem sempre significa perda total de cabelos. Muitas vezes ocorre só o que os médicos chamam de miniaturização dos folículos: ou seja, essas estruturas diminuem de tamanho, deixando os fios mais finos. Eventualmente os folículos podem morrer, mas isso não é regra.
Deu no couro
A caspa, aquela espécie de "farelo" branco que se espalha por algumas cabeças, é uma descamação do couro cabeludo. Não pega bem ver os rastros dela, mas, tirando o aspecto estético, ela não causa maiores danos. A caspa pode surgir por fatores genéticos, emocionais e ambientais. Uma versão mais radical de problema no couro cabeludo é a psoríase, que forma uma placa avermelhada coberta de escamas.
Tipo assim
O que determina o tipo de cabelo — oleoso, seco, normal ou misto (raiz oleosa e ponta ressecada) — é a quantidade de gordura produzida pelas glândulas sebáceas ligadas aos folículos pilosos. Quanto maior a produção das glândulas, mais oleosos serão os fios. Cada tipo requer xampus e produtos de tratamento específicos.
Passando em branco
Com o tempo, as células que fabricam melanina perdem a capacidade de produção e os fios começam a ficar grisalhos. Isso, em geral, ocorre por volta dos 30 anos e a primeira área a ter fios embranquecidos costuma ser a lateral da cabeça. Mas há uma "vantagem" nos cabelos grisalhos: como o espaço antes ocupado pela melanina fica cheio de bolhas de ar, os fios nascem bem fortes.
Do claro ao escuro
A cor do cabelo é determinada pela proteína melanina, produzida por células dos folículos pilosos. Quanto maior a quantidade de melanina, mais escuro será o cabelo. As crianças normalmente têm os fios mais claros porque a fabricação de melanina só aumenta na adolescência, incentivada pelos hormônios sexuais desse período.

Um comentário: